Pular para o conteúdo principal

O que é funil de vendas?


O funil de conversão ou funil de vendas é um conceito que aborda toda a jornada da persona de uma empresa. O mapeamento desse percurso vai desde o momento em que o cliente reconhece que tem um problema até finalmente realizar a compra do seu produto ou serviço. A partir disso, o funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e o fundo do funil.

Esse modelo estratégico é muito importante para que você possa ser bem sucedido em atrair reconhecimento para a marca, gerar leads e fechar vendas. Por meio de ferramentas e gatilhos, você irá compreender as motivações dos clientes e qual caminho seguir em cada etapa de sua jornada.

O funil de vendas utiliza como base o conceito de jornada de compra. A jornada de compra possui quatro fases que representam as etapas que um cliente passa até finalmente fechar a venda. Como podemos observar na imagem abaixo:

Atrair visitantes

Em um primeiro momento é importante atrair visitantes para o seu negócio e, assim, realizar o reconhecimento de marca para que as pessoas possam se familiarizar e saber que podem contar com você para sanar dúvidas e encontrar soluções para seus problemas.

Lead

Em seguida, o visitante percebe que sua empresa pode lhe ajudar a resolver seus problemas, mas ainda precisa de mais informações para se convencer dessa ideia. A partir desse momento, ele se torna um lead e sua função será nutrí-lo com conteúdos, materiais e outros produtos mais aprofundados sobre o problema para que, assim, seja possível manter seu interesse.

Oportunidades

Ao educar e alimentar os leads constantemente, as oportunidades para que ele possa se interessar melhor sobre os produtos e/ou serviços da sua empresa começam a surgir. É nesse momento que ele está se decidindo se vale a pena ou não buscar ajuda sua e não do concorrente para resolver seus problemas.

Vendas

Depois de conhecer melhor sobre o seu negócio, inicia-se o processo de vendas em que você irá focar todos os seus esforços em direcionar os leads para fechar a compra. Nesse momento é importante trazer todos os benefícios que sua empresa pode oferecer além de realizar um contato mais direto e objetivo. Afinal de contas, ele já viu, através das outras etapas, que você entende do assunto e só precisa de um empurrãozinho para fechar a venda.

Conhecendo então toda a jornada de compra de sua persona é que você conseguirá colocar em prática o funil de vendas.

Vamos olhar mais detalhadamente para o funil de vendas?

Com dissemos antes, o funil de vendas é uma técnica que irá te auxiliar no mapeamento de estratégias bem como segmentar melhor seus visitantes e, assim, descobrir as dores e necessidades do seu público, aumentando os resultados nas vendas de seu negócio.

Topo do funil 

Nesse primeiro momento, estamos lidando com a parte de descoberta e atração de visitantes, ou seja, a persona descobre que tem uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido.

O seu papel é educá-los oferecendo conteúdos ricos que podem ser acessados tanto por meio de blogs quanto pelo o preenchimento de um formulário. Ao fornecer dados como nome, email e profissão, o visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas.

Meio do Funil

Já nesta etapa, começamos a nutrir os Leads. Eles estão buscando resolver seus problemas, mas ainda não sabem muito bem quais caminhos seguir. Por isso, você pode ajudá-los com dicas e técnicas, fornecendo planilhas ou um material específico e, até mesmo, indicando a compra de um software.

Nesta fase, a ideia não é vender uma solução a qualquer custo, mas sim amadurecer e qualificar os Leads, deixando-os prontos para dar mais um passo no funil de vendas.

Fundo do funil 

Por último, mas não menos importante, vamos para a última etapa do funil. Aqui, os Leads qualificados tornam-se oportunidades. Estão preparados para serem abordados pelo time de vendas. Mais do que cientes do problema, buscam soluções.

E é nesta hora que você pode e deve se aproveitar da relação de confiança estruturada nas etapas anteriores do funil. É importante reafirmar que você transmite confiança no assunto e demonstrar o quanto a sua solução é perfeita para solucionar seus problemas.

Assim, a partir do momento que o Lead adquire seu produto ou serviço, ele se torna um cliente.

Atualmente, o funil de vendas é uma estratégia imprescindível para as empresas. Ela ajuda não só na etapa de reconhecimento de seu público alvo e persona como facilita o processo de vendas, diminuindo as chances de gastar seu tempo e dinheiro com pessoas que não estão no momento de compra, por exemplo.

Esse modelo otimiza o tempo e ainda redireciona os esforços para atrair, educar e preparar o visitante para que ele perceba a necessidade e os benefícios de comprar com você, aumentando as possibilidades de se tornar um cliente duradouro,

O funil de vendas, assim como outras estratégias de marketing, ajudam a criar e estabelecer um bom relacionamento com seu cliente, gerando mais confiança e fidelidade ao demonstrar o quanto você está disposto a resolver suas dúvidas bem como o quanto você domina o assunto e pode auxiliá-lo com seus problemas.

Por isso, colocando em prática o conceito de funil de conversão da maneira correta, você com certeza conseguirá observar maiores resultados não só na área de vendas, mas também no relacionamento com o cliente, proporcionando um fortalecimento e reconhecimento de sua marca.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é modelo de atribuição?

Se você já ouviu falar em modelo de atribuição , mas não entendeu muito bem do que se trata, nós podemos te ajudar. Para começar, é importante que você saiba que o modelo de atribuição te ajuda a deixar o mundo do marketing um pouco menos complexo e mais fácil de se trabalhar. Atualmente, com tantas opções, canais e tipos de consumidores , pode ser uma tarefa difícil saber exatamente onde, como e por onde começar a focar suas ações. É difícil saber que consumidores você deve atingir e quais são as técnicas corretas, se são os anúncios no Facebook Ads, e-mails ou mais. E mesmo que você saiba quais consumidores quer segmentar, precisa segmentá-los quando o momento for o mais oportuno da jornada do consumidor para atrair a atenção deles. Felizmente, o modelo de atribuição resolve esses problemas e deixa todas as opções bem menos vagas ao definir ações, canais e consumidores com estratégias diferentes. De maneira simplificada, um modelo de atribuição nada mais é do que um meio de monitor

A importância de um Blog

Tornar a marca um destaque é o desejo de qualquer dono de negócio. Agora, saber quais ferramentas são importantes para atingir tais resultados é um desafio que pode sair caro. O blog é um desses itens básicos que, ligado ao Marketing de Conteúdo, ajuda o engajamento da sua marca no mercado. Os conteúdos postados na plataforma se tornam um ponto de encontro entre você e potenciais clientes interessados em ideias compartilhadas. A busca por assuntos relacionados ao seu produto e serviço é uma caminhada simples até a venda, já que tais textos levam a uma mesma direção. Mas antes de começar vale lembrar que o blog é uma estratégia eficiente, porém demora um pouco mais para trazer resultados. Ainda sim, mesmo que levando tempo , essa ferramenta funciona não só para atração de novos clientes como para fidelização destes. Então para otimizar tais engajamentos é sempre bom estar de olho nos assuntos mais procurados no Google, e como o seu blog pode aproveitar a curiosidade de

3 dicas de como fortalecer sua marca

Cada vez tem sido mais difícil para as empresas venderem seus produtos ou serviços. Isso é um fato. Mas por que isso tem acontecido? Existem vários fatores que partem de uma mesma fonte: a internet. Isso mesmo. A internet tem sido a grande responsável por mudar a forma como enxergamos o mundo e isso tende a se intensificar cada vez mais. Antigamente, a maneira tradicional de se vender era esperar que o consumidor sentisse uma necessidade e viesse até sua loja física para que pudesse resolver seus problemas. Hoje em dia, as coisas mudaram um pouco. Isso porque o consumidor detém muito mais informação. Ele consegue ver, através da internet, que existem várias empresas que podem resolver o seu problema e, por isso, antes de comprar, ele irá levar em consideração muitos critérios para que possa decidir, finalmente, com quem ele irá comprar. Sendo assim, é preciso ter uma boa estratégia de fortalecimento de marca para que a sua empresa saia sempre na frente de seus concorrentes.