Pular para o conteúdo principal

O que é funil de vendas?


O funil de conversão ou funil de vendas é um conceito que aborda toda a jornada da persona de uma empresa. O mapeamento desse percurso vai desde o momento em que o cliente reconhece que tem um problema até finalmente realizar a compra do seu produto ou serviço. A partir disso, o funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e o fundo do funil.

Esse modelo estratégico é muito importante para que você possa ser bem sucedido em atrair reconhecimento para a marca, gerar leads e fechar vendas. Por meio de ferramentas e gatilhos, você irá compreender as motivações dos clientes e qual caminho seguir em cada etapa de sua jornada.

O funil de vendas utiliza como base o conceito de jornada de compra. A jornada de compra possui quatro fases que representam as etapas que um cliente passa até finalmente fechar a venda. Como podemos observar na imagem abaixo:

Atrair visitantes

Em um primeiro momento é importante atrair visitantes para o seu negócio e, assim, realizar o reconhecimento de marca para que as pessoas possam se familiarizar e saber que podem contar com você para sanar dúvidas e encontrar soluções para seus problemas.

Lead

Em seguida, o visitante percebe que sua empresa pode lhe ajudar a resolver seus problemas, mas ainda precisa de mais informações para se convencer dessa ideia. A partir desse momento, ele se torna um lead e sua função será nutrí-lo com conteúdos, materiais e outros produtos mais aprofundados sobre o problema para que, assim, seja possível manter seu interesse.

Oportunidades

Ao educar e alimentar os leads constantemente, as oportunidades para que ele possa se interessar melhor sobre os produtos e/ou serviços da sua empresa começam a surgir. É nesse momento que ele está se decidindo se vale a pena ou não buscar ajuda sua e não do concorrente para resolver seus problemas.

Vendas

Depois de conhecer melhor sobre o seu negócio, inicia-se o processo de vendas em que você irá focar todos os seus esforços em direcionar os leads para fechar a compra. Nesse momento é importante trazer todos os benefícios que sua empresa pode oferecer além de realizar um contato mais direto e objetivo. Afinal de contas, ele já viu, através das outras etapas, que você entende do assunto e só precisa de um empurrãozinho para fechar a venda.

Conhecendo então toda a jornada de compra de sua persona é que você conseguirá colocar em prática o funil de vendas.

Vamos olhar mais detalhadamente para o funil de vendas?

Com dissemos antes, o funil de vendas é uma técnica que irá te auxiliar no mapeamento de estratégias bem como segmentar melhor seus visitantes e, assim, descobrir as dores e necessidades do seu público, aumentando os resultados nas vendas de seu negócio.

Topo do funil 

Nesse primeiro momento, estamos lidando com a parte de descoberta e atração de visitantes, ou seja, a persona descobre que tem uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido.

O seu papel é educá-los oferecendo conteúdos ricos que podem ser acessados tanto por meio de blogs quanto pelo o preenchimento de um formulário. Ao fornecer dados como nome, email e profissão, o visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas.

Meio do Funil

Já nesta etapa, começamos a nutrir os Leads. Eles estão buscando resolver seus problemas, mas ainda não sabem muito bem quais caminhos seguir. Por isso, você pode ajudá-los com dicas e técnicas, fornecendo planilhas ou um material específico e, até mesmo, indicando a compra de um software.

Nesta fase, a ideia não é vender uma solução a qualquer custo, mas sim amadurecer e qualificar os Leads, deixando-os prontos para dar mais um passo no funil de vendas.

Fundo do funil 

Por último, mas não menos importante, vamos para a última etapa do funil. Aqui, os Leads qualificados tornam-se oportunidades. Estão preparados para serem abordados pelo time de vendas. Mais do que cientes do problema, buscam soluções.

E é nesta hora que você pode e deve se aproveitar da relação de confiança estruturada nas etapas anteriores do funil. É importante reafirmar que você transmite confiança no assunto e demonstrar o quanto a sua solução é perfeita para solucionar seus problemas.

Assim, a partir do momento que o Lead adquire seu produto ou serviço, ele se torna um cliente.

Atualmente, o funil de vendas é uma estratégia imprescindível para as empresas. Ela ajuda não só na etapa de reconhecimento de seu público alvo e persona como facilita o processo de vendas, diminuindo as chances de gastar seu tempo e dinheiro com pessoas que não estão no momento de compra, por exemplo.

Esse modelo otimiza o tempo e ainda redireciona os esforços para atrair, educar e preparar o visitante para que ele perceba a necessidade e os benefícios de comprar com você, aumentando as possibilidades de se tornar um cliente duradouro,

O funil de vendas, assim como outras estratégias de marketing, ajudam a criar e estabelecer um bom relacionamento com seu cliente, gerando mais confiança e fidelidade ao demonstrar o quanto você está disposto a resolver suas dúvidas bem como o quanto você domina o assunto e pode auxiliá-lo com seus problemas.

Por isso, colocando em prática o conceito de funil de conversão da maneira correta, você com certeza conseguirá observar maiores resultados não só na área de vendas, mas também no relacionamento com o cliente, proporcionando um fortalecimento e reconhecimento de sua marca.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolhendo as mídias digitais

Se grande ou pequena, novata no mundo dos negócios ou super experiente e cheia de tradições, é sempre importante ter boas estratégias de marketing e um bom planejamento para o seu negócio. E um passo bem importante que engloba esses detalhes está na escolha da melhor mídia para o meu negócio. Hoje as mídias sociais são parte importante para uma empresa, e continuarão sendo pelos próximos anos, já que uma das tendências de mercado na área de vendas e comunicação é a gama de mídias sociais que falam diretamente com o cliente. Esse é um excelente argumento para você que quer consolidar seu negócio não deixar de fora tais canais de comunicação. Agora, com tantas opções qual delas você irá escolher? Uma das estratégias muito utilizadas por várias empresas é optar por navegar em cada uma e ficar de olho na produção de material ideal para cada uma delas. Mas será mesmo que o seu perfil de cliente anda por todas essas redes? Quanto mais mídias mais responsabilidades. Ninguém quer ver um es...

3 dicas de como aproveitar Black Friday

A Black Friday se tornou um dos maiores eventos comerciais do país, as pessoas aguardam ansiosamente a chegada de novembro onde as grandes lojas e marcas diminuem os preços dos seus produtos e serviços, levando os consumidores a loucura. É claro que essa febre começou nos Estados Unidos. O nome Black Friday significa Sexta-feira Negra e já é uma tradição de muitos anos em que os norte-americanos saem para as compras na última sexta-feira do mês de novembro, coincidindo com a inauguração das compras de Natal. Mas qual é a origem do Black Friday? O termo Black Friday esteve associado, inicialmente, as crises econômicas na Bolsa de Valores. No dia 24 de setembro de 1869, o termo foi usado pela primeira vez. Dois especuladores de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York. Quando o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e muitos investidores pe...

O que é Web Analytics, tagueamento e estrutura de leads

⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀ Ter uma presença digital é uma das coisas mais importantes atualmente. As empresas que não buscam se atualizar tendem a ficar para trás no mercado competitivo porque, se você não está na internet, com certeza seus concorrentes estão e você acaba perdendo oportunidades de vendas.⠀ ⠀ Mas se você acha que é só criar um site e está tudo resolvido, está enganado. Na verdade, é aí que o trabalho de verdade realmente começa, pois é preciso apostar em ferramentas e tecnologias que trarão vários benefícios para a sua marca na internet. Algumas dessas tecnologias são o Web Analytics, Tagueamento e estrutura de Leads e nós vamos falar um pouquinho sobre cada uma dessas. Vamos conferir?⠀ ⠀ ⠀ Web Analytics⠀ ⠀ O Web Analytics é a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site. Mapeando os pontos negativos e positivos, é possível observar os dados obtidos e, a partir disso, criar novas estratégias para que haja uma melhora constante do ...