Pular para o conteúdo principal

3 dicas de como aproveitar Black Friday



A Black Friday se tornou um dos maiores eventos comerciais do país, as pessoas aguardam ansiosamente a chegada de novembro onde as grandes lojas e marcas diminuem os preços dos seus produtos e serviços, levando os consumidores a loucura.

É claro que essa febre começou nos Estados Unidos. O nome Black Friday significa Sexta-feira Negra e já é uma tradição de muitos anos em que os norte-americanos saem para as compras na última sexta-feira do mês de novembro, coincidindo com a inauguração das compras de Natal.

Mas qual é a origem do Black Friday?

O termo Black Friday esteve associado, inicialmente, as crises econômicas na Bolsa de Valores.

No dia 24 de setembro de 1869, o termo foi usado pela primeira vez. Dois especuladores de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York.

Quando o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e muitos investidores perderam grandes fortunas. E, por causa disso, o dia ficou conhecido como “Sexta-Feira Negra”.

No entanto, depois de um tempo, os lojistas conseguiram dar uma interpretação positiva ao termo “Black Friday” ao dizer que ele se referia ao momento em que os estabelecimentos retornavam ao azul, ou seja, voltavam a ter lucro. Depois de um ano em que o comércio ficava no vermelho, passava o dia de Ação de Graças e chegava a época natalina, em que os saldos se tornavam positivos, os “números negros”, já que o período de festas corresponde à maior parte dos gastos de consumo do ano. Mas não há provas de que isso tenha realmente acontecido.

E quando o Black Friday se popularizou?

Até 1990, o termo ficou restrito a algumas regiões dos Estados Unidos, principalmente na Filadélfia. No entanto, meados da década de 90, o conceito foi se alastrando e só depois dos anos 2000 é que a Black Friday se tornou o maior dia de compras do ano.

Aqui no Brasil, o termo foi ganhando mais força nos últimos anos e muitos lojistas utilizam a data para fazer promoções na última semana do mês, a chamada Black Week, e até mesmo, utilizam o mês inteiro de novembro para oferecer descontos para os consumidores.

Mas quais cuidados você deve ter na Black Friday?

A Black Friday pode ser um paraíso para quem adora comprar barato. No entanto, é preciso ficar atento aos perigos que essa data também podem proporcionar ao consumidor. Separamos três dicas para que você possa aproveitar uma das épocas mais corridas do ano, sem ficar no prejuízo.

Pesquise os preços

Na Black Friday é possível achar grandes promoções de cair o queixo e, às vezes, é preciso ter muito cuidado nessas ofertas porque alguns desses descontos podem ser apenas enganação.

É por isso que é importante fazer uma boa pesquisa de preços e acompanhar os produtos que você deseja comprar, para saber se de fato houve uma queda nos preços ou se isso é só uma jogada de marketing e, assim, não sair no prejuízo.

Verifique as informações da empresa

As vendas online têm crescido cada vez mais durante os anos e muitas pessoas vêem mais vantagens em comprar pela internet, devido aos descontos e promoções específicas dessas plataformas, o que é um ponto muito positivo para o consumidor, já que ele tem mais opções de compra.

No entanto, nessa época os golpes na internet também são muito recorrentes. Isso porque como as pessoas estão aflitas e animadas com os preços, acabam não prestando muita atenção na loja em que estão fechando a compra, o que pode gerar muita dor de cabeça no futuro com informações pessoais hackeadas, vírus no computador, clonagem de cartões de crédito, etc.

Por isso, fique atento ao site, verifique se é seguro e desconfie caso estejam oferecendo valores muito abaixo das demais lojas.

Fique atento às especificações

Além de se preocupar com as suas informações pessoais, é preciso observar as especificações na hora de selecionar seu produto, como seu tamanho, cor, funcionalidades, entre outras características. Na correria, acabamos nos equivocando ou o site pode dar informações erradas, o que pode gerar um grande problemão no futuro com trocas e estornos.

Seguindo essas dicas rápidas, você conseguirá aproveitar a Black Friday de maneira segura e sem problemas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolhendo as mídias digitais

Se grande ou pequena, novata no mundo dos negócios ou super experiente e cheia de tradições, é sempre importante ter boas estratégias de marketing e um bom planejamento para o seu negócio. E um passo bem importante que engloba esses detalhes está na escolha da melhor mídia para o meu negócio. Hoje as mídias sociais são parte importante para uma empresa, e continuarão sendo pelos próximos anos, já que uma das tendências de mercado na área de vendas e comunicação é a gama de mídias sociais que falam diretamente com o cliente. Esse é um excelente argumento para você que quer consolidar seu negócio não deixar de fora tais canais de comunicação. Agora, com tantas opções qual delas você irá escolher? Uma das estratégias muito utilizadas por várias empresas é optar por navegar em cada uma e ficar de olho na produção de material ideal para cada uma delas. Mas será mesmo que o seu perfil de cliente anda por todas essas redes? Quanto mais mídias mais responsabilidades. Ninguém quer ver um es...

O que é Marketing Digital?

Atualmente, vivemos em um mundo completamente novo, quaisquer que fossem as fronteiras geográficas ou demográficos, com a chegada da internet, já não podem mais ser consideradas como tal. A internet diminuiu a distância, trouxe conectividade e transparências para nossas vidas. É nesse cenário que encontramos uma expressão tão recorrente nos dias de hoje, o Marketing Digital. Mas afinal, o que é Marketing Digital? O Marketing Digital pode ser definido como uma forma inteligente de se comunicar com o seu cliente, a fim de promover a sua marca, divulgar o seu produto ou vender os seus serviços por meio de mídias digitais e sociais, como o Facebook, Instagram, etc. O objetivo é conquistar novos clientes e melhorar o relacionamento com os clientes atuais no momento certo e de forma personalizada. Interagir com seu público é uma das principais formas de manter o engajamento e colher feedbacks para melhorar o funcionamento do seu negócio. Desse modo, você pode coletar dados e ...

5 bons motivos para ter um site

Atualmente a sua empresa só realmente existe no mercado quando está na internet. Sim, as redes sociais são muito importantes para a sua marca, mas para ser realmente encontrado e alcançar melhores resultados é fundamental ter um site para não ser deixado para trás por seus concorrentes. Diferente de estar no Facebook ou Instagram , por exemplo, ter um site é construir sua casa no seu terreno em vez do terreno dos outros. Você tem muito mais liberdade para construir quantos cômodos quiser e da maneira que mais lhe agradar. O mesmo se aplica ao site. Quando criamos uma página ou conta empresarial nas redes sociais, não conseguimos nos comunicar e vender de maneira tão eficiente, pois essas plataformas possuem limitações que, para alcançá-las, é necessário gastar muita energia, tempo e esforço. Ter um domínio é um investimento que só um site pode te oferecer e, quando utilizada boas técnicas, geram um retorno muito mais positivo em bem menos tempo. Mas esse é só um dos vários ...