Pular para o conteúdo principal

O que é Marketing Digital?


Atualmente, vivemos em um mundo completamente novo, quaisquer que fossem as fronteiras geográficas ou demográficos, com a chegada da internet, já não podem mais ser consideradas como tal.

A internet diminuiu a distância, trouxe conectividade e transparências para nossas vidas. É nesse cenário que encontramos uma expressão tão recorrente nos dias de hoje, o Marketing Digital.

Mas afinal, o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital pode ser definido como uma forma inteligente de se comunicar com o seu cliente, a fim de promover a sua marca, divulgar o seu produto ou vender os seus serviços por meio de mídias digitais e sociais, como o Facebook, Instagram, etc. O objetivo é conquistar novos clientes e melhorar o relacionamento com os clientes atuais no momento certo e de forma personalizada.

Interagir com seu público é uma das principais formas de manter o engajamento e colher feedbacks para melhorar o funcionamento do seu negócio. Desse modo, você pode coletar dados e utilizar todas essas informações para melhorar a tomada de decisão e melhorar os seus resultados.

É por isso que a principal forma de fazer e conceituar Marketing hoje é o Marketing Digital. O termo pode ser resumido em esforços de Marketing direcionados ao ambiente online.

Entre as principais ferramentas do Marketing Digital estão o Marketing de Conteúdo, SEO e Análise.

Marketing de Conteúdo

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do Marketing "marketing de conteúdo é uma abordagem que envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar conteúdo que seja interessante, relevante e útil para um público claramente definido com o objetivo de gerar conversas sobre esse conteúdo. O marketing de conteúdo também é considerado outra forma de brand journalism (“jornalismo de marca”) e brand publishing (“publicações de marca“) que cria conexões mais profundas entre marcas e consumidores." - Philip Kotler, 2017, p.147

É muito importante que os conteúdos sejam relevantes para que você possa atrair, educar ou estabelecer confiança entre você e a pessoa mais importante do seu negócio, o cliente.

Os conteúdos podem ser:
  • Postagens em blogs;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Vídeos, etc.
Mas lembre-se, o marketing de conteúdo, além de precisar ser executado a partir de objetivos previamente traçados, deve andar de mãos dadas com a Otimização para Mecanismos de Busca (SEO).

SEO

O SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, o que em Português equivale a Otimização para Mecanismos de Busca. SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para potencializar e otimizar o posicionamento de sites, blogs e páginas na web nos resultados de busca do Google, gerando um bom ranking no tráfego orgânico (1ª página do Google) e autoridade para sua marca. Quanto melhor ranqueado, mais cliques em seu site. Quanto mais cliques em seu site, maiores as chances de conversões, sejam em forma de lead, compras, envio de formulários e outros.

Dois fatores principais estão atrelados ao ranqueamento no Google: O Link Building e a Qualidade do Conteúdo.

Link Building são as indicações de outros sites sobre você, quanto mais indicado você for, mais relevância você tem. Mas não é qualquer tipo de indicação, é importante que os links sejam de sites com autoridade sobre os temas que você aborda.

Sobre a Qualidade do Conteúdo, acho que você já imagina, o Google procura conteúdos relevantes, que esclareçam qualitativamente as dúvidas ou outras questões do leitor.

Análises

Ao falar em análise, estamos falando do Google Analytics. O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de eficiência de sites, é ele que te ajuda a traçar estratégias para o seu negócio.

Ele fornece informações como o perfil de quem acessou o seu site, quais páginas foram mais abertas, suas conversões, qual a localização do seus visitantes, de quais canais eles vieram, além de informações em tempo real sobre a sua plataforma.

Bom, agora que você já sabe que o Marketing Digital é fundamental para o seu negócio, que tal começar?

Clique aqui e acesse nosso site e faça o seu negócio decolar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é modelo de atribuição?

Se você já ouviu falar em modelo de atribuição , mas não entendeu muito bem do que se trata, nós podemos te ajudar. Para começar, é importante que você saiba que o modelo de atribuição te ajuda a deixar o mundo do marketing um pouco menos complexo e mais fácil de se trabalhar. Atualmente, com tantas opções, canais e tipos de consumidores , pode ser uma tarefa difícil saber exatamente onde, como e por onde começar a focar suas ações. É difícil saber que consumidores você deve atingir e quais são as técnicas corretas, se são os anúncios no Facebook Ads, e-mails ou mais. E mesmo que você saiba quais consumidores quer segmentar, precisa segmentá-los quando o momento for o mais oportuno da jornada do consumidor para atrair a atenção deles. Felizmente, o modelo de atribuição resolve esses problemas e deixa todas as opções bem menos vagas ao definir ações, canais e consumidores com estratégias diferentes. De maneira simplificada, um modelo de atribuição nada mais é do que um meio de monitor

A importância de um Blog

Tornar a marca um destaque é o desejo de qualquer dono de negócio. Agora, saber quais ferramentas são importantes para atingir tais resultados é um desafio que pode sair caro. O blog é um desses itens básicos que, ligado ao Marketing de Conteúdo, ajuda o engajamento da sua marca no mercado. Os conteúdos postados na plataforma se tornam um ponto de encontro entre você e potenciais clientes interessados em ideias compartilhadas. A busca por assuntos relacionados ao seu produto e serviço é uma caminhada simples até a venda, já que tais textos levam a uma mesma direção. Mas antes de começar vale lembrar que o blog é uma estratégia eficiente, porém demora um pouco mais para trazer resultados. Ainda sim, mesmo que levando tempo , essa ferramenta funciona não só para atração de novos clientes como para fidelização destes. Então para otimizar tais engajamentos é sempre bom estar de olho nos assuntos mais procurados no Google, e como o seu blog pode aproveitar a curiosidade de

3 dicas de como fortalecer sua marca

Cada vez tem sido mais difícil para as empresas venderem seus produtos ou serviços. Isso é um fato. Mas por que isso tem acontecido? Existem vários fatores que partem de uma mesma fonte: a internet. Isso mesmo. A internet tem sido a grande responsável por mudar a forma como enxergamos o mundo e isso tende a se intensificar cada vez mais. Antigamente, a maneira tradicional de se vender era esperar que o consumidor sentisse uma necessidade e viesse até sua loja física para que pudesse resolver seus problemas. Hoje em dia, as coisas mudaram um pouco. Isso porque o consumidor detém muito mais informação. Ele consegue ver, através da internet, que existem várias empresas que podem resolver o seu problema e, por isso, antes de comprar, ele irá levar em consideração muitos critérios para que possa decidir, finalmente, com quem ele irá comprar. Sendo assim, é preciso ter uma boa estratégia de fortalecimento de marca para que a sua empresa saia sempre na frente de seus concorrentes.