Pular para o conteúdo principal

O que é Marketing Digital?


Atualmente, vivemos em um mundo completamente novo, quaisquer que fossem as fronteiras geográficas ou demográficos, com a chegada da internet, já não podem mais ser consideradas como tal.

A internet diminuiu a distância, trouxe conectividade e transparências para nossas vidas. É nesse cenário que encontramos uma expressão tão recorrente nos dias de hoje, o Marketing Digital.

Mas afinal, o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital pode ser definido como uma forma inteligente de se comunicar com o seu cliente, a fim de promover a sua marca, divulgar o seu produto ou vender os seus serviços por meio de mídias digitais e sociais, como o Facebook, Instagram, etc. O objetivo é conquistar novos clientes e melhorar o relacionamento com os clientes atuais no momento certo e de forma personalizada.

Interagir com seu público é uma das principais formas de manter o engajamento e colher feedbacks para melhorar o funcionamento do seu negócio. Desse modo, você pode coletar dados e utilizar todas essas informações para melhorar a tomada de decisão e melhorar os seus resultados.

É por isso que a principal forma de fazer e conceituar Marketing hoje é o Marketing Digital. O termo pode ser resumido em esforços de Marketing direcionados ao ambiente online.

Entre as principais ferramentas do Marketing Digital estão o Marketing de Conteúdo, SEO e Análise.

Marketing de Conteúdo

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do Marketing "marketing de conteúdo é uma abordagem que envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar conteúdo que seja interessante, relevante e útil para um público claramente definido com o objetivo de gerar conversas sobre esse conteúdo. O marketing de conteúdo também é considerado outra forma de brand journalism (“jornalismo de marca”) e brand publishing (“publicações de marca“) que cria conexões mais profundas entre marcas e consumidores." - Philip Kotler, 2017, p.147

É muito importante que os conteúdos sejam relevantes para que você possa atrair, educar ou estabelecer confiança entre você e a pessoa mais importante do seu negócio, o cliente.

Os conteúdos podem ser:
  • Postagens em blogs;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Vídeos, etc.
Mas lembre-se, o marketing de conteúdo, além de precisar ser executado a partir de objetivos previamente traçados, deve andar de mãos dadas com a Otimização para Mecanismos de Busca (SEO).

SEO

O SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, o que em Português equivale a Otimização para Mecanismos de Busca. SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para potencializar e otimizar o posicionamento de sites, blogs e páginas na web nos resultados de busca do Google, gerando um bom ranking no tráfego orgânico (1ª página do Google) e autoridade para sua marca. Quanto melhor ranqueado, mais cliques em seu site. Quanto mais cliques em seu site, maiores as chances de conversões, sejam em forma de lead, compras, envio de formulários e outros.

Dois fatores principais estão atrelados ao ranqueamento no Google: O Link Building e a Qualidade do Conteúdo.

Link Building são as indicações de outros sites sobre você, quanto mais indicado você for, mais relevância você tem. Mas não é qualquer tipo de indicação, é importante que os links sejam de sites com autoridade sobre os temas que você aborda.

Sobre a Qualidade do Conteúdo, acho que você já imagina, o Google procura conteúdos relevantes, que esclareçam qualitativamente as dúvidas ou outras questões do leitor.

Análises

Ao falar em análise, estamos falando do Google Analytics. O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de eficiência de sites, é ele que te ajuda a traçar estratégias para o seu negócio.

Ele fornece informações como o perfil de quem acessou o seu site, quais páginas foram mais abertas, suas conversões, qual a localização do seus visitantes, de quais canais eles vieram, além de informações em tempo real sobre a sua plataforma.

Bom, agora que você já sabe que o Marketing Digital é fundamental para o seu negócio, que tal começar?

Clique aqui e acesse nosso site e faça o seu negócio decolar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolhendo as mídias digitais

Se grande ou pequena, novata no mundo dos negócios ou super experiente e cheia de tradições, é sempre importante ter boas estratégias de marketing e um bom planejamento para o seu negócio. E um passo bem importante que engloba esses detalhes está na escolha da melhor mídia para o meu negócio. Hoje as mídias sociais são parte importante para uma empresa, e continuarão sendo pelos próximos anos, já que uma das tendências de mercado na área de vendas e comunicação é a gama de mídias sociais que falam diretamente com o cliente. Esse é um excelente argumento para você que quer consolidar seu negócio não deixar de fora tais canais de comunicação. Agora, com tantas opções qual delas você irá escolher? Uma das estratégias muito utilizadas por várias empresas é optar por navegar em cada uma e ficar de olho na produção de material ideal para cada uma delas. Mas será mesmo que o seu perfil de cliente anda por todas essas redes? Quanto mais mídias mais responsabilidades. Ninguém quer ver um es...

3 dicas de como aproveitar Black Friday

A Black Friday se tornou um dos maiores eventos comerciais do país, as pessoas aguardam ansiosamente a chegada de novembro onde as grandes lojas e marcas diminuem os preços dos seus produtos e serviços, levando os consumidores a loucura. É claro que essa febre começou nos Estados Unidos. O nome Black Friday significa Sexta-feira Negra e já é uma tradição de muitos anos em que os norte-americanos saem para as compras na última sexta-feira do mês de novembro, coincidindo com a inauguração das compras de Natal. Mas qual é a origem do Black Friday? O termo Black Friday esteve associado, inicialmente, as crises econômicas na Bolsa de Valores. No dia 24 de setembro de 1869, o termo foi usado pela primeira vez. Dois especuladores de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York. Quando o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e muitos investidores pe...

O que é Web Analytics, tagueamento e estrutura de leads

⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀ Ter uma presença digital é uma das coisas mais importantes atualmente. As empresas que não buscam se atualizar tendem a ficar para trás no mercado competitivo porque, se você não está na internet, com certeza seus concorrentes estão e você acaba perdendo oportunidades de vendas.⠀ ⠀ Mas se você acha que é só criar um site e está tudo resolvido, está enganado. Na verdade, é aí que o trabalho de verdade realmente começa, pois é preciso apostar em ferramentas e tecnologias que trarão vários benefícios para a sua marca na internet. Algumas dessas tecnologias são o Web Analytics, Tagueamento e estrutura de Leads e nós vamos falar um pouquinho sobre cada uma dessas. Vamos conferir?⠀ ⠀ ⠀ Web Analytics⠀ ⠀ O Web Analytics é a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site. Mapeando os pontos negativos e positivos, é possível observar os dados obtidos e, a partir disso, criar novas estratégias para que haja uma melhora constante do ...