Pular para o conteúdo principal

Os benefícios do Marketing Digital


Eu sei que hoje em dia o Google e as redes sociais são os seus melhores amigos. Não há quase nada que não possa ser encontrada em apenas um clique.

A internet nos trouxe agilidade e praticidade. É por isso que, hoje em dia, as grandes, médias e pequenas empresas dão tanta importância para sua presença digital, e você, sim, você aí, deveria fazer o mesmo.

O Marketing Digital oferece inúmeros benefícios e é sobre eles que iremos falar hoje. Separei 8 motivos que te convencerão a adotar o Marketing Digital e fazer o seu negócio decolar no mundo online.

1- GANHAR AUTORIDADE DE MARCA

Marcas que sabem da importância do Marketing de Conteúdo e atuam de maneira consistente no ambiente digital, seja por meio de um blog ou outras mídias sociais, pode se tornar uma marca de autoridade.

Se ela oferece conteúdos que resolvem os problemas dos consumidores, os mantém informadas com qualidade e demonstra que domina o assunto do qual se propõe a escrever, ela se torna referência para clientes e usuários, que passam a confiar mais na empresa, além do fato de que pode vir a ser citada e indicada pela mídia, formadores de opinião e etc.

Conseguindo ganhar autoridade, seu posicionamento nos resultados de busca do Google poderá ser um dos primeiros, e se você estiver em um dos primeiros, quer dizer que se tornou referência no mercado.

2- ACOMPANHAR A JORNADA DE COMPRA

Se antes a jornada de compra do consumidor era linear, atualmente ela é bem diversa. Ele pode procurar o preço no celular, pelo computador ou ainda ir até uma loja física, ou seja, várias ações diferentes para adquirir o mesmo produto.

Com o Marketing digital, você pode acompanhar toda essa jornada pelas redes sociais (facebook, instagram, blog, loja virtual) o que facilita ajudar o cliente a resolver seus problemas e a adquirir seu serviço ou produto.

3- SER ENCONTRADO

Assim que o consumidor descobre que tem uma dor ou desejo, ele busca saciá-los, e é nesse momento que você precisa estar lá.

Uma presença online, em diferentes canais, é essencial se você quiser ser encontrado.

É claro que não basta apenas estar lá, é preciso que sua marca passe uma imagem confiável, que seja ponto de encontro de informações e interações, só assim para marcar presença e permanecer na lembrança do usuário. Se você não fizer isso, seus concorrentes farão.

4- SEGMENTAR SEU PÚBLICO

Na internet, os próprios usuários fornecem suas informações, seja por conta própria ou por estratégias que você pode adotar, como formulários. Isso permite que você saiba exatamente as características do seu público e consiga analisar e elaborar estratégias segmentadas de acordo com suas necessidades e características.

5- GERAR ENGAJAMENTO

Quem vende, vende para alguém. Você deve estar careca de saber que vendas são feitas de relacionamento, por isso você precisar criar laços duradouros e saudáveis com os seus clientes e potenciais clientes.

Utilize a comunicação digital para oferecer conteúdos relevantes, é uma boa ideia também propor um espaço para que haja interação entre você e sua persona, que ela possa se expressar, opinar e construir junto com você as melhorias que sua marca e produto podem ter.

6- FIDELIZAR O CLIENTE

Agora que você já vendeu seu produto, você sabe que precisa realizar o pós-venda. Pode não parecer, mas é uma etapa muito importante em uma venda.

É preciso manter o contato com o cliente, saber se ele está satisfeito, o que ele sugere que seja melhor e garantir que, se necessário, ele voltará a comprar com você. Isso porque o boca a boca, que agora se tornou online, garante a propaganda da sua marca.

Para isso você pode utilizar algumas ferramentas para garantir esse contato. Enviar conteúdos relevantes do blog, pode ser uma ótima ideia, bem como formulários para pesquisa de satisfação, vídeos informativos de suas redes sociais, etc.

7- COMPETIR COM EMPRESAS MAIORES

O ambiente digital é um ótimo local para equiparar diferenças entre grandes e pequenas empresas. Mesmo que você tenha medo de iniciar uma estratégia porque sua empresa é recente ou enxuta, o Marketing Digital demonstra que você não precisa.

O mais relevante na hora de iniciar um estratégia de Marketing Digital, não é necessariamente o tamanho da sua empresa ou a quantia de dinheiro que você pode investir em mídias pagas, mas sim a produção de conteúdos pertinentes, a segmentação correta do seu público e a execução das técnicas e estratégias por um profissional.

8- MENSURAR TODOS OS RESULTADOS

Com o Marketing Digital, é possível rastrear todos os passos do cliente, quem clicou em um e-mail marketing, quantas pessoas acessaram sua página, quantas compraram de fato seus produtos entre outras tantas informações.

Isso acontece, porque as mídias sociais, plataformas de anúncios (como o Facebook Ads e o Google Adwords) e softwares de análise de dados (como o Google Analytics) disponibilizam diversas métricas.

Mas não se esqueça de contratar um profissional para fazer isso, com tantas métricas é necessário saber priorizar, de acordo com suas metas e Indicadores-Chave de Performance, quais dados merecem atenção.

Uma estratégia de Marketing Digital bem elaborada, pode trazer resultados incríveis para você.

Basta ter seu público bem segmentado, propor conteúdos relevantes - para isso sempre faça uma curadoria, pesquise, escreva e reescreva seus conteúdos, utilize técnicas de SEO e delimite bem quais são seus objetivos e metas.

A internet oferece ferramentas ilimitadas para deixar o seu Marketing Digital cada vez mais forte e trazer visibilidade e vendas para o seu negócio.

Tire suas dúvidas conosco e comece já a elaborar a sua estratégia!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é modelo de atribuição?

Se você já ouviu falar em modelo de atribuição , mas não entendeu muito bem do que se trata, nós podemos te ajudar. Para começar, é importante que você saiba que o modelo de atribuição te ajuda a deixar o mundo do marketing um pouco menos complexo e mais fácil de se trabalhar. Atualmente, com tantas opções, canais e tipos de consumidores , pode ser uma tarefa difícil saber exatamente onde, como e por onde começar a focar suas ações. É difícil saber que consumidores você deve atingir e quais são as técnicas corretas, se são os anúncios no Facebook Ads, e-mails ou mais. E mesmo que você saiba quais consumidores quer segmentar, precisa segmentá-los quando o momento for o mais oportuno da jornada do consumidor para atrair a atenção deles. Felizmente, o modelo de atribuição resolve esses problemas e deixa todas as opções bem menos vagas ao definir ações, canais e consumidores com estratégias diferentes. De maneira simplificada, um modelo de atribuição nada mais é do que um meio de monitor

A importância de um Blog

Tornar a marca um destaque é o desejo de qualquer dono de negócio. Agora, saber quais ferramentas são importantes para atingir tais resultados é um desafio que pode sair caro. O blog é um desses itens básicos que, ligado ao Marketing de Conteúdo, ajuda o engajamento da sua marca no mercado. Os conteúdos postados na plataforma se tornam um ponto de encontro entre você e potenciais clientes interessados em ideias compartilhadas. A busca por assuntos relacionados ao seu produto e serviço é uma caminhada simples até a venda, já que tais textos levam a uma mesma direção. Mas antes de começar vale lembrar que o blog é uma estratégia eficiente, porém demora um pouco mais para trazer resultados. Ainda sim, mesmo que levando tempo , essa ferramenta funciona não só para atração de novos clientes como para fidelização destes. Então para otimizar tais engajamentos é sempre bom estar de olho nos assuntos mais procurados no Google, e como o seu blog pode aproveitar a curiosidade de

3 dicas de como fortalecer sua marca

Cada vez tem sido mais difícil para as empresas venderem seus produtos ou serviços. Isso é um fato. Mas por que isso tem acontecido? Existem vários fatores que partem de uma mesma fonte: a internet. Isso mesmo. A internet tem sido a grande responsável por mudar a forma como enxergamos o mundo e isso tende a se intensificar cada vez mais. Antigamente, a maneira tradicional de se vender era esperar que o consumidor sentisse uma necessidade e viesse até sua loja física para que pudesse resolver seus problemas. Hoje em dia, as coisas mudaram um pouco. Isso porque o consumidor detém muito mais informação. Ele consegue ver, através da internet, que existem várias empresas que podem resolver o seu problema e, por isso, antes de comprar, ele irá levar em consideração muitos critérios para que possa decidir, finalmente, com quem ele irá comprar. Sendo assim, é preciso ter uma boa estratégia de fortalecimento de marca para que a sua empresa saia sempre na frente de seus concorrentes.