Pular para o conteúdo principal

O que é modelo de atribuição?


Se você já ouviu falar em modelo de atribuição, mas não entendeu muito bem do que se trata, nós podemos te ajudar.

Para começar, é importante que você saiba que o modelo de atribuição te ajuda a deixar o mundo do marketing um pouco menos complexo e mais fácil de se trabalhar.

Atualmente, com tantas opções, canais e tipos de consumidores, pode ser uma tarefa difícil saber exatamente onde, como e por onde começar a focar suas ações.

É difícil saber que consumidores você deve atingir e quais são as técnicas corretas, se são os anúncios no Facebook Ads, e-mails ou mais.

E mesmo que você saiba quais consumidores quer segmentar, precisa segmentá-los quando o momento for o mais oportuno da jornada do consumidor para atrair a atenção deles.

Felizmente, o modelo de atribuição resolve esses problemas e deixa todas as opções bem menos vagas ao definir ações, canais e consumidores com estratégias diferentes.

De maneira simplificada, um modelo de atribuição nada mais é do que um meio de monitorar a jornada do consumidor e entender sobre o seu produto durante sua conversão de venda, para que você saiba atribuir pesos corretamente para cada canal que tenha influenciado a compra.

É necessário a consciência da importância do seu negócio estar em diversos canais e o conhecimento da jornada do seu consumidor, por isso a utilização correta dos modelos de atribuição podem ser sua grande aliada no momento de escalar a performance de cada mídia que você utiliza, aumentando sua capacidade de tomar decisões e ter insights.

O consumidor percorre uma série de canais que o influenciam antes de efetuar uma compra e toda ação que o usuário realiza em seu website pode ser chamada de conversão. Nesse sentido, uma conversão não é somente quando há a finalização de compra.

Para ficar fácil de visualizar, imagine que o usuário viu um anúncio do seu produto enquanto rolava a barra do feed do Facebook, resolveu descobrir o valor e fez uma pesquisa no Google, só então fechou a compra. É nessa hora que entra os modelos de atribuição, só com um modelo é que será possível atribuir os créditos necessários para cada canal e aprender a utilizá-los e coordená-los de acordo com os seus objetivos estratégicos.

Uma das ferramentas mais conhecidas para ver seus modelos de atribuição é o Google Analytics, ele oferece diversos modelos de atribuição e ainda permite que você os personalize. Mas não se engane com a simplicidade do processo, é necessário que você tenha um modelo de atribuição que consiga mensurar de forma bastante clara quais foram os pontos de contato pelos quais o usuário passou antes de chegar ao seu website e realizar a conversão como uma forma de identificar quais canais geram melhor ROI (retorno do investimento) para a sua campanha.

Alguns dos principais modelos de atribuição são: Modelo Last Click, Modelo Last Click Non-Direct, Modelo First Click, Modelo Linear, Modelo Position Based e Modelo Time Decay. Cada um desses modelos irão atuar e atribuir valores diferentes aos tipos de contato. Por isso, tenha um objetivo bem delimitado e utilize os modelos que façam mais sentido para sua estratégia.

Quer saber mais sobre modelos de atribuições e outras estratégias de Marketing Digital?

Então não deixe de acompanhar o blog da Only.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolhendo as mídias digitais

Se grande ou pequena, novata no mundo dos negócios ou super experiente e cheia de tradições, é sempre importante ter boas estratégias de marketing e um bom planejamento para o seu negócio. E um passo bem importante que engloba esses detalhes está na escolha da melhor mídia para o meu negócio. Hoje as mídias sociais são parte importante para uma empresa, e continuarão sendo pelos próximos anos, já que uma das tendências de mercado na área de vendas e comunicação é a gama de mídias sociais que falam diretamente com o cliente. Esse é um excelente argumento para você que quer consolidar seu negócio não deixar de fora tais canais de comunicação. Agora, com tantas opções qual delas você irá escolher? Uma das estratégias muito utilizadas por várias empresas é optar por navegar em cada uma e ficar de olho na produção de material ideal para cada uma delas. Mas será mesmo que o seu perfil de cliente anda por todas essas redes? Quanto mais mídias mais responsabilidades. Ninguém quer ver um es...

3 dicas de como aproveitar Black Friday

A Black Friday se tornou um dos maiores eventos comerciais do país, as pessoas aguardam ansiosamente a chegada de novembro onde as grandes lojas e marcas diminuem os preços dos seus produtos e serviços, levando os consumidores a loucura. É claro que essa febre começou nos Estados Unidos. O nome Black Friday significa Sexta-feira Negra e já é uma tradição de muitos anos em que os norte-americanos saem para as compras na última sexta-feira do mês de novembro, coincidindo com a inauguração das compras de Natal. Mas qual é a origem do Black Friday? O termo Black Friday esteve associado, inicialmente, as crises econômicas na Bolsa de Valores. No dia 24 de setembro de 1869, o termo foi usado pela primeira vez. Dois especuladores de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York. Quando o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e muitos investidores pe...

O que é Web Analytics, tagueamento e estrutura de leads

⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀ Ter uma presença digital é uma das coisas mais importantes atualmente. As empresas que não buscam se atualizar tendem a ficar para trás no mercado competitivo porque, se você não está na internet, com certeza seus concorrentes estão e você acaba perdendo oportunidades de vendas.⠀ ⠀ Mas se você acha que é só criar um site e está tudo resolvido, está enganado. Na verdade, é aí que o trabalho de verdade realmente começa, pois é preciso apostar em ferramentas e tecnologias que trarão vários benefícios para a sua marca na internet. Algumas dessas tecnologias são o Web Analytics, Tagueamento e estrutura de Leads e nós vamos falar um pouquinho sobre cada uma dessas. Vamos conferir?⠀ ⠀ ⠀ Web Analytics⠀ ⠀ O Web Analytics é a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site. Mapeando os pontos negativos e positivos, é possível observar os dados obtidos e, a partir disso, criar novas estratégias para que haja uma melhora constante do ...