Se você já ouviu falar em modelo de atribuição, mas não entendeu muito bem do que se trata, nós podemos te ajudar.
Para começar, é importante que você saiba que o modelo de atribuição te ajuda a deixar o mundo do marketing um pouco menos complexo e mais fácil de se trabalhar.
Atualmente, com tantas opções, canais e tipos de consumidores, pode ser uma tarefa difícil saber exatamente onde, como e por onde começar a focar suas ações.
É difícil saber que consumidores você deve atingir e quais são as técnicas corretas, se são os anúncios no Facebook Ads, e-mails ou mais.
E mesmo que você saiba quais consumidores quer segmentar, precisa segmentá-los quando o momento for o mais oportuno da jornada do consumidor para atrair a atenção deles.
Felizmente, o modelo de atribuição resolve esses problemas e deixa todas as opções bem menos vagas ao definir ações, canais e consumidores com estratégias diferentes.
De maneira simplificada, um modelo de atribuição nada mais é do que um meio de monitorar a jornada do consumidor e entender sobre o seu produto durante sua conversão de venda, para que você saiba atribuir pesos corretamente para cada canal que tenha influenciado a compra.
É necessário a consciência da importância do seu negócio estar em diversos canais e o conhecimento da jornada do seu consumidor, por isso a utilização correta dos modelos de atribuição podem ser sua grande aliada no momento de escalar a performance de cada mídia que você utiliza, aumentando sua capacidade de tomar decisões e ter insights.
O consumidor percorre uma série de canais que o influenciam antes de efetuar uma compra e toda ação que o usuário realiza em seu website pode ser chamada de conversão. Nesse sentido, uma conversão não é somente quando há a finalização de compra.
Para ficar fácil de visualizar, imagine que o usuário viu um anúncio do seu produto enquanto rolava a barra do feed do Facebook, resolveu descobrir o valor e fez uma pesquisa no Google, só então fechou a compra. É nessa hora que entra os modelos de atribuição, só com um modelo é que será possível atribuir os créditos necessários para cada canal e aprender a utilizá-los e coordená-los de acordo com os seus objetivos estratégicos.
Uma das ferramentas mais conhecidas para ver seus modelos de atribuição é o Google Analytics, ele oferece diversos modelos de atribuição e ainda permite que você os personalize. Mas não se engane com a simplicidade do processo, é necessário que você tenha um modelo de atribuição que consiga mensurar de forma bastante clara quais foram os pontos de contato pelos quais o usuário passou antes de chegar ao seu website e realizar a conversão como uma forma de identificar quais canais geram melhor ROI (retorno do investimento) para a sua campanha.
Alguns dos principais modelos de atribuição são: Modelo Last Click, Modelo Last Click Non-Direct, Modelo First Click, Modelo Linear, Modelo Position Based e Modelo Time Decay. Cada um desses modelos irão atuar e atribuir valores diferentes aos tipos de contato. Por isso, tenha um objetivo bem delimitado e utilize os modelos que façam mais sentido para sua estratégia.
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