Pular para o conteúdo principal

O que é modelo de atribuição?


Se você já ouviu falar em modelo de atribuição, mas não entendeu muito bem do que se trata, nós podemos te ajudar.

Para começar, é importante que você saiba que o modelo de atribuição te ajuda a deixar o mundo do marketing um pouco menos complexo e mais fácil de se trabalhar.

Atualmente, com tantas opções, canais e tipos de consumidores, pode ser uma tarefa difícil saber exatamente onde, como e por onde começar a focar suas ações.

É difícil saber que consumidores você deve atingir e quais são as técnicas corretas, se são os anúncios no Facebook Ads, e-mails ou mais.

E mesmo que você saiba quais consumidores quer segmentar, precisa segmentá-los quando o momento for o mais oportuno da jornada do consumidor para atrair a atenção deles.

Felizmente, o modelo de atribuição resolve esses problemas e deixa todas as opções bem menos vagas ao definir ações, canais e consumidores com estratégias diferentes.

De maneira simplificada, um modelo de atribuição nada mais é do que um meio de monitorar a jornada do consumidor e entender sobre o seu produto durante sua conversão de venda, para que você saiba atribuir pesos corretamente para cada canal que tenha influenciado a compra.

É necessário a consciência da importância do seu negócio estar em diversos canais e o conhecimento da jornada do seu consumidor, por isso a utilização correta dos modelos de atribuição podem ser sua grande aliada no momento de escalar a performance de cada mídia que você utiliza, aumentando sua capacidade de tomar decisões e ter insights.

O consumidor percorre uma série de canais que o influenciam antes de efetuar uma compra e toda ação que o usuário realiza em seu website pode ser chamada de conversão. Nesse sentido, uma conversão não é somente quando há a finalização de compra.

Para ficar fácil de visualizar, imagine que o usuário viu um anúncio do seu produto enquanto rolava a barra do feed do Facebook, resolveu descobrir o valor e fez uma pesquisa no Google, só então fechou a compra. É nessa hora que entra os modelos de atribuição, só com um modelo é que será possível atribuir os créditos necessários para cada canal e aprender a utilizá-los e coordená-los de acordo com os seus objetivos estratégicos.

Uma das ferramentas mais conhecidas para ver seus modelos de atribuição é o Google Analytics, ele oferece diversos modelos de atribuição e ainda permite que você os personalize. Mas não se engane com a simplicidade do processo, é necessário que você tenha um modelo de atribuição que consiga mensurar de forma bastante clara quais foram os pontos de contato pelos quais o usuário passou antes de chegar ao seu website e realizar a conversão como uma forma de identificar quais canais geram melhor ROI (retorno do investimento) para a sua campanha.

Alguns dos principais modelos de atribuição são: Modelo Last Click, Modelo Last Click Non-Direct, Modelo First Click, Modelo Linear, Modelo Position Based e Modelo Time Decay. Cada um desses modelos irão atuar e atribuir valores diferentes aos tipos de contato. Por isso, tenha um objetivo bem delimitado e utilize os modelos que façam mais sentido para sua estratégia.

Quer saber mais sobre modelos de atribuições e outras estratégias de Marketing Digital?

Então não deixe de acompanhar o blog da Only.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância de um Blog

Tornar a marca um destaque é o desejo de qualquer dono de negócio. Agora, saber quais ferramentas são importantes para atingir tais resultados é um desafio que pode sair caro. O blog é um desses itens básicos que, ligado ao Marketing de Conteúdo, ajuda o engajamento da sua marca no mercado. Os conteúdos postados na plataforma se tornam um ponto de encontro entre você e potenciais clientes interessados em ideias compartilhadas. A busca por assuntos relacionados ao seu produto e serviço é uma caminhada simples até a venda, já que tais textos levam a uma mesma direção. Mas antes de começar vale lembrar que o blog é uma estratégia eficiente, porém demora um pouco mais para trazer resultados. Ainda sim, mesmo que levando tempo , essa ferramenta funciona não só para atração de novos clientes como para fidelização destes. Então para otimizar tais engajamentos é sempre bom estar de olho nos assuntos mais procurados no Google, e como o seu blog pode aproveitar a curiosidade de

3 dicas de como fortalecer sua marca

Cada vez tem sido mais difícil para as empresas venderem seus produtos ou serviços. Isso é um fato. Mas por que isso tem acontecido? Existem vários fatores que partem de uma mesma fonte: a internet. Isso mesmo. A internet tem sido a grande responsável por mudar a forma como enxergamos o mundo e isso tende a se intensificar cada vez mais. Antigamente, a maneira tradicional de se vender era esperar que o consumidor sentisse uma necessidade e viesse até sua loja física para que pudesse resolver seus problemas. Hoje em dia, as coisas mudaram um pouco. Isso porque o consumidor detém muito mais informação. Ele consegue ver, através da internet, que existem várias empresas que podem resolver o seu problema e, por isso, antes de comprar, ele irá levar em consideração muitos critérios para que possa decidir, finalmente, com quem ele irá comprar. Sendo assim, é preciso ter uma boa estratégia de fortalecimento de marca para que a sua empresa saia sempre na frente de seus concorrentes.